sábado, 2 de abril de 2011

Introdução

I. INTRODUÇÃO:

Para se fazer teatro, é preciso programar atividades. Na programação das atividades, deve-se levar em conta:

Tempo: de preparo e de apresentação

Espaço: para ensaio e para o momento da apresentação

Materiais: cadeira, mesa, acessórios, vestuário, depósito, utensílios (tesoura, fita adesiva, alfinetes, barbante, etc.).

Cenário: é importante que o grupo possa utilizar os materiais na construção do cenário.


Vale lembrar: nas apresentações é importante não dar as costas ao publico para que eles possam visualizar as expressões faciais. 

II. EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO DE TEATRO:

"O que é teatro?" Fazer tempestade cerebral ou outra técnica.
Concluir que teatro é a realização de sessões que levem os participantes a desenvolverem suas habilidades de representação. Teatro é aprender a representar.

III. OBJETIVOS:

  1. Objetivo Educacional – O objetivo educacional focaliza um aspecto de ordem moral, pois considerando-se a educação como elemento indispensável da evolução do espírito, deve-se procurar, através do teatro, a formação do caráter ideal. A formação do caráter não decorre da atividade em si, porém, resulta, surge por meio ou através da atividade. A conduta revelada durante a atividade organizada transfere-se para outras atividades, refletindo comportamento social e é fonte e causa eficiente de hábitos morais.Desse modo, o educador tem oportunidade, pela natureza do trabalho, de treinar caracteres entre os educandos, pois durante a atividade teatral a criança se expande em toda sua plenitude, revelando, assim, suas tendências, que deverão ser bem canalizadas.
    Lembre-se de que a arte não é apenas uma forma de expressão, mas é, acima de tudo, uma forma de crescimento interior, oportunidade de desenvolver as potências da alma, num sentido superior e elevado.

  2. Objetivo Recreativo – O objetivo recreativo visa proporcionar ao jovem uma ocupação de acordo com sua própria natureza, fortalecendo-lhe o corpo, exercitando os sentidos, estimulando o espírito que começa a despertar, fazendo com que conheça sua própria natureza e a do próximo.A grande experiência será buscar o equilíbrio entre a espontaneidade, o lazer e a técnica, através de um clima de alegria, liberdade e amizade entre todo o grupo, permitindo que expressem seus sentimentos e sensações de maneira natural.
    Para este trabalho é indispensável ao educador, conhecer o jovem, para que possa, sem prevenção, amá-lo.


    "O impressionante poder do amor é a força mais importante na formação da nossa vida física, moral, emocional e espiritual". 

  3. Objetivo Social – O desenvolvimento social através das atividades teatrais (entre as quais, jogos, brinquedos cantados, danças, etc.,) é muito importante. As atividades de expressão proporcionarão o desenvolvimento das capacidades de cooperação, de companheirismo, de desinibição, de respeito, de generosidade, de esforço e de julgamento.
    Os jovens que revelam maior habilidade poderão ser aproveitadas como líderes, quando houver necessidade de dividir a turma.

OBSERVAÇÃO

Se o objetivo é preparar os participantes para aulas de TEATRO, é importante agir de forma empresarial: fichas de inscrição, estabelecimento de regras para ensaios, uso de materiais e distribuição de tarefas. Neste caso, às atividades teatrais devem ser incluídas discussão e aprendizado de textos específicos.
Se o objetivo do programa é simplesmente promover amizade e diversão, use atividades como jogos, brincadeiras, histórias e exercícios vocais. Neste caso estão incluídas as atividades constantes das aulas de Evangelização.
Se o objetivo do programa é oferecer uma gama de atividades artísticas, entre elas o teatro, é necessário oferecer técnicas de representação unindo atividades simples e recreativas. Neste caso, não há aprofundamento neste campo.

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