domingo, 8 de julho de 2012

Arquidiocese de Salvador inicia os preparativos para a Semana Missionária e participação na JMJ 2013

Jovens do Grupo de teatro GEC, está na ativa com o intuito de participar da Jornada Mundial da Juventude. Veja a matéria feita pela Arquidiocese de Salvador-Ba. 
20 mil jovens estrangeiros participarão da Semana Missionária em Salvador

Entre os dias 17 e 20 de julho de 2013 a Arquidiocese de Salvador, assim como as demais Dioceses do Brasil, estará vivenciando a Semana Missionária, evento que antecede aJornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro. Assim, preocupada em animar as paróquias e comunidades para a participação no evento, a Arquidiocese promove a X Jornada de Espiritualidade Jovem, que este ano acontece no dia 15 de julho, na Universidade Católica do Salvador – UCSAL (Federação), e terá como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (FL 4, 4), das 7h às 18h. A taxa do encontro custa R$ 3, até o dia 6 de julho, e R$ 5 após esta data.

No encontro serão apresentadas duas estratégias para que as paróquias enviem, no mínimo, 20 jovens para o Rio de Janeiro. Na primeira delas serão distribuídos 10 mil mini cofres com a marca da JMJ, na tentativa de estimular os jovens a economizarem dinheiro e assim garantirem a participação no evento. Além disso, será lançado um projeto de apadrinhamento, no qual os adultos serão estimulados a contribuir com a viagem.

De acordo com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, as paróquias terão uma participação fundamental na acolhida dos jovens estrangeiros, que serão hospedados nas famílias e em outros locais oferecidos no âmbito paroquial. Além disso, devem incentivar a participação dos jovens da própria paróquia tanto na Semana Missionária quanto na JMJ 2013. “Primeiramente, sabemos que é uma graça muito especial, que marca profundamente a vida dos jovens que dela participam. Além disso, a JMJ será uma oportunidade de retomada do trabalho de evangelização e formação dos jovens. Por outro lado, a própria estrutura que está sendo planejada para a Jornada facilitará uma melhor articulação do trabalho do Setor Juventude”, afirma.


Ansiosos, jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo aguardam o início da JMJ

Conforme Márcio Matos, secretário da Comissão Arquidiocesana para os Assuntos da Jornada Mundial da Juventude, a ideia é que, a partir deste mês de julho, as foranias organizem suas comissões, que devem ser formadas por um jovem de cada paróquia. “Estes jovens serão escolhidos pelos párocos e deverão realizar um levantamento do contexto da paróquia onde estão inseridos. Eles deverão prestar conta tanto para a Arquidiocese quanto para os padres da forania. Deverão organizar a motivação e trazer dados do que mais nos preocupa, que é a questão financeira”, diz.

Apesar de ainda faltar um ano, já é possível ver a mobilização de jovens da Arquidiocese. Um exemplo é a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Sete de Abril, onde a juventude realiza uma série de eventos, como apresentações teatrais, sorteios, bingos e shows, e destinam toda a verba arrecadada para a viagem. “Pretendemos participar também da Semana Missionária, pois será uma verdadeira preparação para o tão esperado momento que é a JMJ. Além disso, em nossa paróquia, que tem nove comunidades, irão
participar cerca de 150 jovens. A expectativa é grande demais, diante de um evento tão importante como a JMJ que reúne jovens de diversos países, cada um com seu jeito, sua cultura, sua língua. Aguardamos ansiosamente e temos certeza de que será uma experiência maravilhosa”, afirma a paroquiana Janine Sousa.


Jovens do Movimento Escalada já se preparam espiritualmente com o Youcat

Já o Movimento Escalada, grupo de jovens leigos que evangeliza outros jovens, se prepara espiritualmente com o estudo doYoucat, catecismo jovem da Igreja Católica. “Lançamos o nosso tema anual: ‘Ser Alpinista é ser Igreja’ e o lema: ‘Youcat: estudai o catecismo!’, que será o norte para todas as atividades desenvolvidas pelo Movimento em todas as cidades em que se faz presente, e culminará em uma participação efetiva dos nossos jovens alpinistas na Jornada Mundial da Juventude,” explica Mayana Oliveira, coordenadora do Movimento em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário